top of page

Você descobriu que está grávida...  E agora?

gravidez3.jpg
_RPA0078.jpg

    Imagino a sua situação neste momento; você percebeu que a menstruação estava atrasada, começou a sentir uma sensação estranha no corpo, e a primeira coisa que passou pela sua cabeça: “será que eu estou grávida?”. Pensando nisso você provavelmente comprou um teste de gravidez na farmácia (ou às vezes vários) e resolveu testar sem contar pra ninguém. Após urinar na fitinha, esperou aqueles minutinhos super angustiantes no qual aguardava o resultado, somente para confirmar o que já suspeitava: o teste veio positivo! E de repente você sente uma mistura de emoção, alegria e preocupação - independente do quanto você planejou este momento,  sabe que isto provavelmente mudará a sua vida para sempre: e realmente, este é um momento muito delicado pra toda mulher. Então nas palavras a seguir, gostaria de te passar umas dicas valiosas que vão ajudar muito sua trajetória. O que vou te contar é o que eu descobri após anos acompanhando gestantes no meu consultório de obstetrícia, mas também um pouco da minha experiência pessoal sendo mãe de 4 filhos: um menino de 6 anos, uma menina de 4 anos e duas gêmeas com aproximadamente 3 meses de idade.

    A primeira coisa que você deve fazer é tentar manter a calma! Pare, respire fundo, e comece a planejar como vai falar com seu parceiro. Isto pode ser muito prazeroso em algumas situações, porém pode se tornar angustiante, especialmente quando a gravidez não era planejada. No meu caso por exemplo meu marido não esperava uma terceira gravidez, muito menos gêmeas! A notícia da gravidez eu acabei contando por telefone mesmo, pois estava super ansiosa - algo que eu não recomendo, pois nesta hora é melhor ter alguém do seu lado para te apoiar e dividir as emoções. Porém, até então estávamos pensando que seria um terceiro filho ou filha; logo no segundo mês de gravidez fui fazer um ultrassom no meu próprio consultório, quando de repente congelei: eu e minha colega olhamos para a tela da imagem e nos deparamos com dois sacos gestacionais! "Não é possível, eu não tenho histórico na família, não estava fazendo nenhum tratamento de fertilização, como pode ser?" - eu pensei. Mas a verdade é que muitas vezes os planos de Deus nos pegam de surpresa... Daí a próxima preocupação: como iria contar a novidade para meu marido? Na verdade foi tudo mais fácil do que eu pensei: naquele dia ele voltou do trabalho e foi fazer academia; quando ele retornou, eu deixei o ultrassom em cima da mesa e um copo de licor (que ele adora). Ele veio animado para ver o ultrassom, supondo que estava tudo "normal". Daí ele se sentou na mesa e eu do seu lado, e abriu o envelope. Como ele também é médico, ao olhar a primeira imagem já sacou: "ué, são dois bebes?" - eu dei uma risada com uma mistura de angústia e alívio, e respondi que sim. A partir daquele momento, nós fizemos um pacto de nos ajudarmos mutuamente, dentro do possível, para tornarmos aquela situação um momento de alegria, e não um peso a ser carregado. É claro que a notícia de uma gravidez sempre vem carregada de "preocupações" do mundo moderno: o aumento do custo de vida, a mudança nas rotinas, a necessidade de se afastar por um tempo do trabalho... enfim, são tantas coisas que às vezes nos esquecemos do principal: estamos gerando uma nova vida, o maior dom que Deus nos deu! É claro que o planejamento é importante, mas saiba de uma coisa: tudo vai dar certo. O segundo ponto importante: você precisa de apoio, alguem com quem tenha cumplicidade. Sempre que converso com minhas pacientes, percebo que às vezes elas não se sentem tão a vontade de conversar sobre suas angústias em casa, portanto é importante você ter este espaço durante suas consultas de pré natal...

    Nos próximos artigos eu vou te contar algumas coisas importantíssimas que você deve saber para o início desta imensa jornada!

bottom of page