O segundo ponto muito importante sobre toda gestação: LIVRE-SE DO SENTIMENTO DE CULPA! É muito comum a mulher ficar angustiada nesta fase - entretanto, na fantasia da maioria das pesssoas, imaginamos que a mulher grávida deve ser um poço radiante de alegria, devido ao seu amado bebê. Entretanto, toda mulher que já ficou grávida sabe que isto absolutamente não é verdade! É claro que ficamos felizes e realizadas com a vida que está sendo gerada dentro de nosso útero, como uma parte de nós mesmas, e isto é maravilhoso... mas a realidade é que muitas vezes nos sentimos sozinhas e desamparadas, ou até mesmo frustradas e tristes, geralmente sem motivo aparente - os próprios hormônios da gravidez "causam" esta fragilidade emocional. Além disso aquela criatura ainda não tem identidade muito bem definida, exceto pela nossa idealização. A realidade é que o vínculo afetivo entre mãe e filho(a) não é algo inato como a maioria das pessoas pensa, mas uma longa construção que se desenvolve ao longo de meses ou anos. E aí nos deparamos com um imenso conflito: nós gostaríamos de estar alegres, dispostas, plenamente realizadas, e ao percebermos que estamos sentindo o oposto disso, acabamos nos sentindo culpadas; é como se não tivéssemos mais o direito de sentir tristeza, pelo simples fato de estarmos grávidas.
Aproveitando esta oportunidade, quero compartilhar outra dica super valiosa: escolha cuidadosamente a sua obstetra, tanto pela capacidade técnica e conhecimento científico, mas também pela sua empatia humana. Ou seja, é importante que você se sinta acolhida pela sua obstetra, e tenha vontade e segurança pra contar a ela todos os detalhes desta nova fase, pois do contrário poderia deixar passar algo importante, que fará toda diferença na sua experiência de gravidez. Lembre-se: você quer uma médica competente, que tenha condutas assertivas e atualizadas, mas que também saiba te ouvir como ser humano e, principalmente, como mulher!
Se você seguiu os passos que eu te mostrei até aqui, já estará muito mais preparada para enfrentar toda a gravidez de forma plena e saudável - e isto permitirá que você de fato viva intensamente esta fase tão importante da sua vida! A seguir eu vou te contar alguns detalhes mais técnicos, como hábitos saudáveis, coisas que deverá evitar e até mesmo as vitaminas que você deve iniciar imediatamente.
Para você entender o quão absurdo é este raciocínio, alguns estudos apontam que a maioria das gestantes se sentem muito mais angustiadas e tristes do que alegres durante a gestação - a explicação científica para isto é complexa e envolve muitos fatores: as alterações físicas no seu corpo devido à gravidez, a sua percepção de que seu corpo está mudando (muitas vezes não como gostaria), as dificuldades da rotina, do sono, alterações no olfato e paladar, dores e mal estar pelo corpo, enjoo, angústias e alterações psíquicas resultantes duma avalanche de hormônios. Em outras palavras: o lugar comum da gravidez consiste em tristeza e fragilidade inexplicáveis, e não um poço de gozo e alegria - e isto é muito diferente do que o "mundo" nos faz acreditar antes de passarmos por esta experiência, daí o nosso sentimento de culpa. Portanto, faça um esforço para afastar qualquer sentimento de culpa (e acredite, eu sei o quanto isto às vezes é difícil)! O que você está sentindo é normal, e vai passar - e caso se sinta muito angustiada ou ache que tem algo "errado", não tenha vergonha de contar isto para sua obstetra - ela como ninguém saberá te ajudar, e eventualmente identificar se no seu caso é necessário algum acompanhamento psicológico ou psiquiátrico específico (algumas mulheres desenvolvem depressão nesta fase, e necessitam realmente de terapia medicamentosa, mas isto é assunto para outro momento).